O papel da energia eólica no cenário energético global está cada vez mais evidente, e essa tendência se confirma com o lançamento de um novo episódio de «Ondas del Viento», gravado diretamente na feira anual da WindEurope em Copenhaga. Nesta edição, Juan Virgilio Márquez, diretor-geral da AEE, compartilha uma visão fundamental sobre os desafios enfrentados pela indústria eólica e as soluções inovadoras para impulsionar a competitividade da Europa.

Neste episódio, Márquez destacou pontos cruciais para o futuro do setor. Ele enfatizou a necessidade de políticas que incentivem o investimento em novas tecnologias eólicas, ressaltou a importância de simplificar os processos de certificação de projetos e destacou o valor da colaboração público-privada para alcançar os objetivos de descarbonização. Segundo Márquez, “a energia eólica tem o potencial de ser o pilar de um sistema energético sustentável, mas precisamos de um marco regulatório que incentive a inovação e garanta a rentabilidade dos investimentos.” Temas como turbinas eólicas offshore flutuantes e sua hibridização com hidrogênio verde também foram centrais, abrindo um debate sobre como a eólica pode ser um vetor para a produção de combustíveis limpos.

Esse esforço para divulgar conhecimento sobre a energia eólica está diretamente alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O ODS 7 busca garantir o acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos. A energia eólica, como fonte renovável de baixo custo operacional, tem um papel essencial. Também contribui para o ODS 13, que pede ações urgentes para combater as mudanças climáticas e seus efeitos, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.

Convidamos você a refletir sobre o papel que cada um de nós pode desempenhar na transição para um futuro energético mais limpo e sustentável. Como podemos promover o uso de energias renováveis e contribuir para um planeta mais saudável para as próximas gerações?